Joguinho 2048 - Dicas e uma estratégia para vencer


Esta semana uma febre tomou conta da internet mundial: o viciante joguinho "2048" (clique aqui para jogar). Trata-se de um desafiador quebra-cabeças matemático: mexendo com as quatro setinhas do teclado, o jogador realoca os bloquinhos com potências de 2, realizando somas entre os bloquinhos com o mesmo número, até atingir o número mágico de 2048 em um dos bloquinhos.

O joguinho, criado pelo desenvolvedor italiano Gabriele Cirulli, se tornou um dos 10 assuntos mais comentados da internet no mundo durante a semana. Atingir o objetivo do jogo é mais difícil do que parece a princípio, e por isso escrevi um mini-guia para aqueles que estiverem encontrando dificuldades. Segue abaixo o resumo da minha estratégia para vencer o 2048.

1º passo: escolha um dos quatro cantos do tabuleiro, que é onde sempre estará o bloquinho com o maior valor. No começo, não se preocupe tanto com isso, mas ao atingir o número 64 ou 128, certifique-se de que o bloquinho está em um dos quatro cantos. Pode ser qualquer um dos quatro cantos, mas para facilitar a explicação, considerarei que foi escolhido o canto inferior esquerdo (onde está o 2048 na figura acima).

2º passo: uma vez posicionado o bloquinho com o maior número no canto inferior esquerdo, a setinha para cima é uma tecla proibida. Não a utilize em nenhuma circunstância: somente movimente os bloquinhos com as setas para a esquerda, para baixo e para a direita. Outra restrição: de preferência, só aperte a setinha para a direita se a linha inferior estiver totalmente preenchida pois, caso contrário, seu bloquinho maior sairá de sua posição, e se você der azar, essa posição será ocupada por um novo bloquinho 2 ou 4, bagunçando o esquema. Pode acontecer de você ser forçado a apertar a setinha para a direita, por ser a única opção disponível. Nesse caso, faça isso, mas na jogada imediatamente seguinte aperte a setinha para a esquerda, para voltar seu bloquinho maior para sua posição ideal, antes que seja tarde.

3º passo: com o seu bloquinho de maior número no canto inferior esquerdo, sem pressa, faça com que o bloquinho com a metade esteja adjacente a ele, e assim por diante, como na figura abaixo:

4º passo: eventualmente, você terá na segunda linha um bloquinho com o mesmo número do último da primeira linha (64, na figura acima). Então, os combine para obter 128, e depois é só fazer três deslocamentos para a esquerda, para obter 256, 512 e 1024.

5º passo: repita o processo todo, sempre certificando-se de manter seu bloquinho de maior valor (agora 1024) no canto. Eventualmente, você terá a primeira linha com 1024, 512, 256 e 128, e um bloquinho com 128 na segunda linha. Faça as combinações na sequência e você finalmente obterá o número mágico 2048. Vale uma ressalva: nesta etapa, você precisará de um pouco de sorte, pois é possível que você seja forçado a tirar o bloquinho 1024 do seu canto, o que bagunça a estratégia e pode inviabilizar a conclusão.

Se o leitor tiver uma outra estratégia que funcione, está convidado a explicá-la nos comentários. Espero ter contribuído para que os viciados voltem logo ao trabalho ou ao estudo, pois o país precisa andar. :-)

PCFilho

Postagens mais visitadas deste blog

[Download] 1ª à 6ª Temporada [FUTURAMA] - Dublado

Notas na Flauta (Notas Para Flauta)

Códigos MS-DOS (CMD) para brincar com amigos