QUER SER ASTRONAUTA? ENTÃO, LEIA ESSAS CURIOSIDADES


Inglês fluente, essa é a primeira exigência para quem pretende ser astronauta. Ter curso superior em ciências biológicas ou exatas, esse é o segundo requisito. A terceira exigência é disponibilidade para passar meses fora do Brasil.  Não é propriamente uma exigência, mas cursos de mergulho e pilotagem também ajudarão o candidato. Quinta exigência: ter boa saúde.

Os possíveis astronautas devem passar por treinos em astronomia, mergulho e pilotagem de aviões. Detalhe: tudo isso sem a garantia de que realmente vá um dia para o espaço.

No início, o candidato gastará boa parte do tempo com rotina administrativa. Só 30% desse tempo será gasto com treinamento. A situação só começará a se inverter faltando pouco tempo para a missão espacial.

O astronauta à bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) dorme cerca de 8 horas e trabalha de 10 a 12 horas por dia.

O traje do astronauta possui camadas térmicas que protegem da radiação, bem como do frio e do calor. Um traje possui, no total, 14 camadas.

Um traje espacial pesa aproximadamente 127 quilos e leva 45 minutos para ser vestido.

É difícil de acreditar, mas um traje de astronauta chega a custar US$ 20 milhões.

O visor possui três camadas, uma para cada situação: bloquear a radiação no caso de tempestade solar, enfrentar situações de poucas luminosidade e enxergar em ambientes mais claros.

Para evitar o atrofiamento da musculatura – um dos efeitos da falta de gravidade -, o astronauta em serviço na EEI deve fazer duas sessões diárias de exercícios.

Astronautas dormem na vertical, em sacos de dormir presos na parede.

Após escovar os dentes, o astronauta engole o creme dental.

A máquina de cortar cabelo não só corta como suga os fios para que não fiquem soltos na Estação.

Vegetais como o espinafre são desidratados. Para comê-los, o astronauta terá que molhá-los como um pouco de água.

Como os fios de cabelo recém-cortados, as unhas não podem ficar flutuando a esmo na EEI. Para evitar que flutuem e danifiquem os aparelhos da Estação (ou firam os astronautas), a tripulação deve cortá-las sobre um exaustor de ar, que suga os pedacinhos.

A ausência e gravidade faz com que os astronautas voltem para a Terra de 4 a 6 centímetros mais altos.

Os astronautas à bordo da IEE veem o Sol nascer “apenas” 16 vezes por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

[Download] 1ª à 6ª Temporada [FUTURAMA] - Dublado

Lista de cheats (macetes, manhas, trapaças) para GTA V de PC

Notas na Flauta (Notas Para Flauta)