CURIOSIDADES CIENTÍFICAS


O astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601) usava uma espécie de prótese no nariz. Tycho havia perdido parte do nariz em um duelo de espadas quando era estudante. Alguns biógrafos afirmam que ele usou uma prótese de ouro e prata. Análises em sua tumba revelaram, no entanto, que ela podia ter sido de cobre. Mas não importa se ele usou ou não prótese. Importante é que Tycho foi um grande ser humano e um dos maiores astrônomos de sua época. Suas análises dos movimentos dos planetas ajudaram Kepler a determinar o movimento desses corpos. 
Nas próximas linhas, você poderá conferir curiosidades curiosidades sobre alguns dos maiores cientistas de todos os tempos.


O astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-15430, que desenvolveu a Teoria Heliocêntrica, era cônego da igreja católica, médico e astrólogo. 

O italiano Galileu Galilei (1564-1642)era um prodígio da ciência. Galileu desenvolveu estudos do movimento dos pêndulos, enunciou o princípio da inércia, melhorou o telescópio refrator, descobriu as manchas solares, pesquisou as fases de Vênus, desenvolveu a balança hidrostática, descobriu quatro luas de Júpiter, vizualizou as montanhas da Lua e… ufa!!!... contribuíu no desenvolvimento da Teoria Heliocêntrica. 

Sir Isaac Newton (1643-1727), o cientista que formulou a Lei da Gravitação Universal, era simpatizante dos rosacruzes. Newton tinha amplo interesse no ocultismo, na alquimia e no estudo do apocalipse, chegando a calcular a data aproximada do fim do mundo.

Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a geometria projetiva e a teoria das probabilidades. Fez também importantes estudos de física e química. Pascal tinha forte influência religiosa, chegando a publicar livros filosóficos-religiosos.

Sugerida pelo francês Joseph-Ignace Guilhotin (1738-1814), a guilhotina foi amplamente usada durante a Revolução Francesa. Calcula-se que 15 mil pessoas tenham sido guilhotinadas entre os anos de 1792 e 1799. Uma das mais famosas vítimas foi o químico Lavoisier (1743-1794). Alieas, foi Antoine-Laurent de Lavoisier quem descobriu que a água era composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio e não era uma substância primordial – como acreditava o grego Aristóteles.

A cientista Marie Curie (1867-1934) nasceu na Polônia (que na época fazia parte do império russo), sendo batizada como Maria Sklodowska. Casou-se com o cientista Pierre Curie, de quem adotou o nome e foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel. Detalhe: ela também foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel, o de física e o de química.

O físico Albert Einstein (1879-1955) estava longe de ser um gênio precoce. A dificuldade do pequeno Albert para aprender era tamanha que seus pais estava convencidos de que ele tinha algum tipo de retardamento mental. 

O naturalista Charles Darwin (1809-1882) sempre quiz ser médico – um clínico geral, talvez -, mas acabou optando pela biologia. O motivo? Darwin não suportava ver sangue. 

Influenciado pela obra de Darwin, Francis Galton (1822-1911) formulou o conceito de eugenia e estudou a hereditariedade da inteligência humana. Galton acreditava na superioridade genética do “branco europeu” diante dos demais povos. Suas teorias influenciaram, ao longo do tempo, diversos grupos racistas. Curiosamente, foi o estudo da genética que desmentiu sua teoria. 

O telescópio especial Hubble recebeu esse nome em homenagem ao astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble (1889-1953). Foi Hubble quem descobriu que as galáxias estão se afastando umas das outras e sugeriu que o universo podia estar se expandindo.

Edwin Hubble formou-se em Direito, mas abandonou a profissão de advogado para se dedicar à matemática e astronomia. Hubble também foi um excelente atleta, chegando a quebrar o recorde de salto em altura pelo estado de Illinois. 

Considerado um dos maiores cosmologistas da atualidade, o inglês Stephen Hawking (1942-) é portador da esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa descoberta aos 21 anos e que foi, pouco a pouco, limitando seus movimentos. Em virtude de seus estudos nas áreas de termodinâmica, relatividade e gravidade quântica, Hawking se transformou em um dos cientistas mais populares do final do século XX. Escrito por Hawking, o livro O Universo Numa Casca de Noz foi best-seller em diversos países, inclusive no Brasil.

A popularidade do cientista Stephen Hawking é tamanha que um asteróide (o Hawking 7672) foi batizado com seu nome. Ele emprestou a voz para uma das músicas do disco The Division Bell, do grupo de rock progressivo Pink Floyd e participou de seriados (Star Trek – A Nova Geração) e desenhos animados (Os Simpsons, O Laboratório de Dexter e Futurama).

Postagens mais visitadas deste blog

[Download] 1ª à 6ª Temporada [FUTURAMA] - Dublado

Notas na Flauta (Notas Para Flauta)

Códigos MS-DOS (CMD) para brincar com amigos