Gaita - Aprenda Mais Sober Gaita... (diatônica)


A gaita atrai muitos músicos devido ao seu pequeno tamanho - é fácil carregá-la em qualquer lugar, inclusive em viagens, sem ocupar muito espaço na bagagem. Afinal, carregar violão, baixo, sax sempre causa um certo transtorno, não é mesmo? Por outro lado, o seu pequeno tamanho também gera preconceitos, com algumas pessoas definindo a gaita como apenas um brinquedo. O fato é que a gaita é um instrumento musical completo, que já conquistou seu espaço no mundo musical.

Existem dois tipos básicos de gaita - gaita diatônica e gaita cromática. De forma geral, a gaita diatônica, que é a mais comum, toca apenas as notas de uma certa escala (Dó, Sol, etc.). A gaita cromática possui um botão lateral que permite tocar todas as notas musicais, sendo por isso mais versátil. No entanto, técnicas avançadas podem ser usadas na diatônica para tocar todas as notas também. Neste tutorial iremos falar apenas da gaita diatônica, que é a mais popular.

Você já sabe que no violão o som é produzido batendo nas cordas. No piano, a gente toca pressionando as suas teclas, não é? Na gaita, a gente toca fazendo o ar passar pelo instrumento, de forma parecida com a flauta e o sax. No entanto, a gaita possui uma peculiaridade: a gente pode tocar tanto soprando, que é o normal, como também aspirando (puxando o ar para dentro da nossa boca). Pegue sua gaita e experimente: coloque sua boca no instrumento e sopre; agora, sem mudar a posição da boca, aspire - o som é diferente, não é mesmo?

Fontes: Aprender Tocar

Postagens mais visitadas deste blog

[Download] 1ª à 6ª Temporada [FUTURAMA] - Dublado

Lista de cheats (macetes, manhas, trapaças) para GTA V de PC

Notas na Flauta (Notas Para Flauta)