O que é física quântica ?


A física quântica estuda fenômenos na escala atômica. Nós temos a impressão de que a energia é algo contínuo, por exemplo, se vc empurrar um carro parece que ele pode ter velocidades cada vez menores infinitamente. A essência da mecânica quântica é justamente a de que a energia é algo discreto, no exemplo do carro, existe uma velocidade mínima que ele pode ter. No fundo isso quer dizer que a energia é transferida por "pacotes", cada um contendo uma quantidade mínima de energia e quando vc transfere energia de um corpo pra outro vc só pode transferir múltiplos inteiros desse pequeno pacote. Esse pacote Planck chamou de quanta (por isso o nome de mecânica quântica). Esse é só o principio, tem muito mais coisa interessante por trás.

Bom, vou ressaltar dois aspectos interessantes. Um deles é o princípio da incerteza. Ele diz que não é possível saber ao mesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula. Isso não é devido às nossas capacidades de medição e sim devido à própria natureza da matéria.

Várias pessoas tentam usar esse fato da mecânica quântica pra explicar coisas sobrenaturais. Tipo, "a mecânica quântica fala que não podemos saber onde estamos, então vc pode não pode ter certeza de que vc esta aqui..." e outras barbaridades mais...

Tudo isso é papo furado. Pra isso vou citar pra vc outro princípio da mecânica quântica tão válido como o da incerteza que é o principio da correspondência. Ele diz que qualquer previsão da mecânica quântica, quando feita para o mundo microscópico, deve ser a mesma feita pela mecânica clássica. Ou seja a mecânica quântica não pode ser usada no nosso mundo macroscópico.

Pra entender mais sugiro que vc leia o livro uma breve historia do tempo e o universo numa casca de nós, ambos do Stephen Hawking, tá tudo explica de forma bem simples lá.

Postagens mais visitadas deste blog

[Download] 1ª à 6ª Temporada [FUTURAMA] - Dublado

Notas na Flauta (Notas Para Flauta)

Códigos MS-DOS (CMD) para brincar com amigos