O que é ufologia ? E o que ela estuda?


Ufologia (ou ovniologia) é o estudo de todas as hipóteses, evidências ou registros visuais dos ufos. UFO é a sigla de Unknown Flying Objects que significa Objetos Voadores Desconhecidos. É o mesmo que OVNI - Objetos Voadores Não-Identificados, de onde deriva a palavra "ovniologia".

De acordo com Feist, a ufologia pode ser classificada como pseudociência porque o campo não tem progressos científicos, estando estagnado desde a década de 1950. A ufologia, em sua fase moderna, teve inicio em 24 de junho de 1947, quando o piloto Kenneth Arnold fez um registro visual. O piloto afirmou ter visto nove objetos com o formato de discos movimentando-se a uma velocidade maior que a do som, impossível para os aviões da época. Ele descreveu o movimento dos objetos como “um disco lançado sobre a água” dando origem ao nome disco voador. Mesmo com muitas explicações que surgiram para o evento, a história foi muito divulgada pela imprensa e estudada pela aeronáutica norte-americana, o que deu origem à ufologia.

São inúmeras as evidências que surgem sobre o fenômeno, desde fotos, sons, filmes ou relatos gravados por quem supostamente viveu alguma experiência relacionada. O avistamento de discos voadores, a presença de seres alienígenas na terra, o controle da humanidade por extraterrestres (ETs) são as hipóteses mais difundidas entre aqueles que acreditam no fenômeno. No entanto, acredita-se que as visões estejam relacionadas com fenômenos naturais, visões deturpadas ou alucinações.

O fenômeno dos UFOs está intimamente ligado ao universo místico e sobrenatural. As lendas e contos populares também fazem parte do processo fantasioso. Por isso, há um forte ceticismo quanto às supostas evidências que surgem sobre o tema.

Por ser difícil obter dados credíveis para estudo dos objetos que fazem parte desse fenômeno, a pesquisa feita por ufólogos não é considerada de caráter científico, apesar de cientistas das mais diversas áreas estarem envolvidos nas pesquisas.

Postagens mais visitadas deste blog

[Download] 1ª à 6ª Temporada [FUTURAMA] - Dublado

Notas na Flauta (Notas Para Flauta)

Códigos MS-DOS (CMD) para brincar com amigos