Guia Do Investigador Paranormal
Esta é uma nova seção do site destinada à publicação de artigos explicativos de como efetuar alguns tipos de investigações no mundo do sobrenatural.
Lembre-se, isto não são feitiços nem bruxarias, de fato nós condenamos piedosamente essas áreas. O objetivo aqui é a explicação de como obter resultados utilizando algumas técnicas conhecidas e por vezes algum equipamento eletrônico necessário à investigação.
O interesse na investigação paranormal está longe de ser uma ocupação. No entanto, alguns de nós gostamos deste gênero de assuntos e alguns sentem mesmo a necessidade de partir para uma investigação com os seus próprios meios.
Investigar fantasmas pode ser assustador, mas também divertido e uma maneira diferente de passar um bocado com os nossos amigos.
Nessas alturas é habitual tirarmos várias fotografias, no entanto vários são os casos em que sem ser nossa intenção fotografamos algo de paranormal…. Ou não.
O problema nas fotografias é que o que alguém pensa ser algo de paranormal, pode ser simplesmente pó, fumo ou uma abertura lenta do obturador da câmara fotográfica.
Por isso mesmo se não tivermos a certeza que realmente uma determinada fotografia retrata algo de paranormal, então não deve anuncia-la como sendo.
Por outro lado, hoje em dia, é fácil forjar uma fotografia com programas de computador, mas para quê dar-se ao trabalho? É muito mais divertido apanhar um fantasma autêntico!
Instruções:
Locais Poeirentos
– É comum confundir pó com uma orbe. Uma orbe é considerada uma manifestação simples de um ou mais espíritos agrupados. A maioria dos investigadores ignora as orbes.
Fumo
Nevoeiro em fotos de fantasmas é chamado de ectoplasma. Quando a temperatura é baixa, a própria pessoa que tira a fotografia pode não se aperceber que o que captou foi a sua própria respiração a ser expelida.
Fumo de cigarro, para além de ser prejudicial para a sua saúde, é também prejudicial à integridade da fotografia. Nunca fume numa investigação, ou então faça uma pausa para fumar e só depois continue o seu trabalho.
Desfoque
Num local com pouca luz, é comum a fotografia ficar desfocada, pois o obturador da máquina fica aberto durante mais tempo para captar mais luz, mesmo que use flash. Certifique-se que apoia bem a sua máquina fotográfica sem tremer, se possível use sempre um tripé, caso contrário poderá obter efeitos nas suas fotos que não são algo de paranormal.
Insetos
Algumas fotos consideradas paranormais, não são mais que insectos captados à noite e o flash apenas os torna mais visíveis.
Fita - Da Máquina Fotográfica
A fita de tecido que está presa à máquina fotográfica e que nos permite coloca-la ao pescoço ou em volta do pulso,pode ser facilmente confundida com algo de paranormal. Por isso mesmo quando tirar fotografias certifique-se que afasta bem a fita da frente da objetiva. O melhor mesmo é fazer uso da fita.
Tire várias fotos da mesma área
Quando participamos numa investigação, devemos tirar sempre várias fotos da mesma área. Assim, se uma anomalia aparecer apenas numa fotografia, então podemos estar perante algo paranormal.
Aparição
Uma figura que aparece em forma de fantasma
Entidade
Espírito desencarnado ou sua presença.
EVP (Fenómeno Electrónico da Voz)
São as iniciais do termo em inglês para Electronic Voice Phenomena. Este fenômeno resulta na tentativa de captação das vozes de entidades comunicativas recorrendo à gravação. Por outras palavras é uma técnica
utilizada para conseguir ouvir a voz de um fantasma / espírito. Existem 3classes de EVP; A, B e C.
Medium
Pessoa que possui a faculdade de comunicar com os espíritos
Orbe
Uma bola de energia translúcida com aspecto semelhante a um globo de luz.
Esta é a mais fotografada forma básica de um espírito. Estas bolas de energia têm sido registrados em fotografias monitores de infravermelhos, e vídeos. Orbes aparecem com mais frequência em locais assombrados. No entanto, existem casos em que aparecem figuras semelhantes a orbes em imagens, mas que podem ser causadas pela umidade (chuva, neve, nevoeiro), insetos ou poeira.
Paranormal
Algo que não é explicável cientificamente.
Parapsicologia
Estudo dos fenômenos que parecem transcender as leis da natureza e a normalidade psicológica e para os quais ainda não se encontrou explicação científica.
Poltergeist
Manifestação inquietante de fantasmas/espíritos através do movimento de objectos causando ruído e desordem.
Psicografia
Capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos.
Psicofonia
Fenômeno mediúnico no qual um espírito se comunica através da voz de um médium.
Psicometria
Faculdade extra-sensorial de alguns indivíduos em extrair o conteúdo de algum objeto ou evento impressos fora da realidade física.
Psicopictografia
Manifestação mediúnica pela qual um espírito, através de um médium, se expressa por meio de pinturas ou desenhos.
Ruído Branco
Acústica ou ruído eléctrico do qual a intensidade é a mesma em todas as frequências dentro de uma determinada banda.
Sobrenatural
Algo superior às forças da natureza; que não é explicável pelas leis naturais.